quarta-feira, 28 de setembro de 2016

LED - Tecnologia e Eficiência!!!

E hoje o assunto por aqui é LED!

E afinal o que é LED??

LED é a sigla para Light Emitting Diode, que significa “diodo emissor de luz”. Consiste numa tecnologia de condução de luz, a partir energia elétrica.
Em tempos de Arquitetura Sustentável é impossível pensar em novos projetos de Iluminação sem incluir Lâmpadas de LED. 
Por sua máxima eficiência em lúmens e mínimo consumo em watts o LED chegou para ficar! Com a nova tecnologia é possível iluminar muito mais, por muito mais tempo e o mais importante reduzindo para aproximadamente 12% de consumo em watts por lâmpada do que se consumia com uma lâmpada incandescente. 

Veja nesse comparativo as vantagens das Lâmpadas de LED com relação as demais. 



No início houve uma rejeição por seu uso, pois os primeiros modelos de lâmpadas foram feitos com os mesmos leds usados em infra-vermelho de controle remoto, o que gerava uma eficiência muito baixa de iluminação e um custo muito alto de produção. Com o avanço e aprimoramento na fabricação das lâmpadas, os "pontinhos iluminados",  ou seja os LEDs passaram e ter um grau de iluminação insuperável por qualquer outro tipo de lâmpada.
Modelo ilustrativo das primeiras lâmpadas.
Como não poderia deixar de ser, as lâmpadas incandescentes agora serão peças de museu, pois a fabricação de lâmpadas com filamentos foram proibidas. Caso você encontre alguma no mercado, trata-se de uma peça "vintage", compre-a e guarde-a com carinho, pois muito em breve será uma raridade!!
Assim como no mundo dos eletrônicos e da informática, novas tecnologias são desenvolvidas e acabam tornando suas precursoras obsoletas. Até mesmo com relação às Lâmpadas Fluorescentes Compactas que também tiveram seu estrelato há alguns anos, os LEDs superam em eficiência de iluminação e vida útil.   



Você já ouviu falar em RETROFIT de Iluminação?? O Retrofit é a troca das lâmpadas que compõe o seu projeto de Iluminação de residências, escritórios, comércios e indústrias. Principalmente para grandes áreas como por exemplo galpões industriais, essa substituição é muito importante pois gera uma economia enorme no consumo de energia elétrica. 
Muitas lojas especializadas em Iluminação estão realizando esse serviço, que consiste em analisar as luminárias e verificar quais são as alterações necessárias para o Retrofit, como troca de soquetes, reatores, transformadores ou luminárias. Na maioria dos casos as luminárias são mantidas, apenas se realiza uma adaptação para as novas lâmpadas. 
A princípio o custo para a troca das lâmpadas pode ser considerado alto, pois o valor de mercado dos LEDs ainda não é o mais em conta, porém considerando a economia de energia a longo prazo versus a durabilidade das lâmpadas, com certeza o saldo é favorável, será bom para seu bolso e para o Planeta!! 

Troque suas lâmpadas por mais eficiência e economia!! 



Fique atento ao comprar uma nova luminária, pois vários modelos de lâmpadas deixaram de ser fabricados e outros ainda deixarão, portanto para que você não fique "no escuro" observe se a peça que você está comprando terá lâmpada compatível para a troca caso seja necessária num futuro breve!  

Quaisquer dúvidas ou sugestões para novos posts entre em contato: 
e-mail: contatos@ahpharquitetura.com.br

Até o próximo Post!!!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem somos nós!